quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Crianças aprendem a «ler» a publicidade (...e já não era sem tempo!!)



Li hoje uma notícia no Portugal Diário que me deixou contente :) afinal em Portugal não há só más notícias, muito pelo contrário, e num país onde o povo tende a exaltar os defeitos em vez de dar atenção às qualidades é realmente agradável observar que particularmente ao nível da Educação há avanços (poucos, é certo, mas há!).

Diz então a noticia:

"Foi lançado esta quinta-feira na Escola Eugénio dos Santos, em Lisboa, o programa «Media Smart», que pretende «desenvolver o espírito crítico das crianças em relação às mensagens publicitárias», reforçando a sua «capacidade para as interpretar e desconstruir». "

"Conceição Henriques disse aos jornalistas que o objectivo de «qualquer professor é desenvolver capacidades críticas» nos alunos «para que possam pensar, desenvolver opiniões e intervir na realidade»."



"(...) Diz a professora que após três sessões, «há já alunos preparados para os anúncios e criticá-los». Assim, continuou, a escola «pode ajudar a família», já que o aluno é «confrontado com a opinião do próprio colega», o que acaba por «complementar a formação da sua opinião». "



"(...) Roberto Carneiro, coordenador do grupo de peritos do programa, disse aos jornalistas que se pretende «trazer o mundo real para dentro da sala de aula», já que as «crianças estão rodeadas de publicidade».
Esclareceu que o objectivo não é eliminar os riscos da publicidade, mas «dotar as crianças de instrumentos que lhes permita interpretar e desconstruir as mensagens», para que possam «contornar os riscos». (...)"



Agora coloco a questão (só para ser um pouco do contra!) o que é pulicidade enganosa para os adultos será também para as crianças?! Veremos...


E agora já estou a imaginar aqueles pais que têm tendência para compensar a sua ausência em casa e no acompanhamento dos filhotes a fazerem birra no supermercado: "Vá lá filho! Toma lá este Action Men!" e o filho "Não quero pai! espera pela época dos saldos que vai estar mais barato, para além de que os supermercados só querem ganhar dinheiro sem ter em conta se os brinquedos são de boa qualidade ou não!" e o pai "Então toma lá o cd dos Morangos! é Bonito e tem cheiro! e é de cores e nenhum amigo teu tem!" e o filho "Oh pai, os Morangos não é uma série pedagógica...."


Enfim, sei que estou a exagerar, mas tinha uma certa piada ver os pais ávidos de comprar brinquedos de maneira a tapar os buracos da sua ausência, e os filhos a rejeitar este consumismo que envolve toda a população infantil-juvenil da nossa sociedade...


Deixemos então o projecto ganhar "pernas para andar" e vamos ver se realmente haverá progressos visivéis.

Boa noite!

Sem comentários: